quarta-feira, 14 de setembro de 2016

S&P 500: gráfico semanal (não definitivo)


    Se a semana terminasse hoje, o S&P 500 fecharia com um gráfico pouco inspirador para os touros:



Felizmente, ainda temos mais dois dias de bolsa até ao fim-de-semana para evitar que aquela enorme cauda da vela japonesa mais recente seja anulada ou, pelo menos, encurtada. O mais preocupante neste gráfico é clara divergência entre o histograma do MACD e os máximos feitos pelo preço desde Fevereiro. Isto pode vir a traduzir-se numa correcção mais profunda, mas ainda é cedo para pensarmos nisso. Por outro lado, há vários outros aspectos que são encorajadores:
  • O declive da média móvel simples a 40 semanas (200 dias) é positivo (viés de longo prazo bullish);
  • O volume transaccionado ainda não aumentou significativamente com a queda das cotações, embora isso ainda possa mudar até ao fim-de-semana;
  • O indicador de momento, o RSI, ainda está acima dos 50% (zona bullish);
  • O suporte na casa dos 2125 pontos, identificado aqui na semana passada, está a resistir bem; e mesmo que seja quebrado, há outro suporte logo a seguir, em redor dos 2100 pontos (banda amarela no gráfico).
Caso a banda amarela ceda, as quedas poderão acelerar novamente, com a  média móvel simples a 40 semanas a poder ser alvo de um novo teste, algures nos 2075 pontos.

Moral da história? Para já, o melhor a fazer é esperar pacientemente. Até sexta-feira, voltaremos a falar sobre o $SPX aqui no AnB.

Sem comentários:

Enviar um comentário