segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A paciência é a virtude suprema do investidor...



...mas alguém que espera tanto tempo não é lá muito esperto! Tome-se o período entre 1973 e 1977, como exemplo. Houve muito dinheiro a fazer, primeiro para baixo (1973-75) e depois para cima (1975-77). O moral da história é o seguinte: a maioria das pessoas que "joga" em bolsa aposta apenas numa direcção, para cima. Mas quem faz dinheiro a sério em bolsa sabe aposta geralmente para os dois lados, porque senão corre o risco de passar muito tempo à espera de resultados. 

Claro que os leitores poderão dizer, «Ai, o Warren Buffett sempre apostou só para cima e hoje é um dos homens mais ricos do mundo!» Pois, mas o WB viveu noutros tempos, em que as economias ocidentais chegaram a crescer aos dois dígitos percentuais por ano. Assim era fácil esperar, porque o retorno estava praticamente assegurado. Dou-vos no entanto outro exemplo, o George Soros. O homem sempre apostou nas duas direcções, notavelmente contra a libra esterlina no início dos anos 90. Soros não é tão rico como o WB mas, em comparação, a rapidez com que acumulou a sua fortuna é igualmente impressionante. E em situações de estagnação bolsista, são os Soros que enriquecem, não os Buffetts.

Claro que é mais fácil dizer do que fazer. Mas é precisamente aí que entra a Análise Técnica (AT). A Análise Fundamental (AF) é imprescindível para o investidor, sobretudo para o grande investidor. Mas a AT é a ferramenta por excelência do especulador. E quem for mesmo inteligente, usa ambas AT e AF. Quem o conseguir fazer, será certamente um dos "feiticeiros" dos mercados.

Sem comentários:

Enviar um comentário