domingo, 4 de setembro de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (70)


    Esta semana, praticamente todos os índices sectoriais bolsistas dos EUA registaram subidas modestas. A excepção foram as biotecnológicas (IBB) que, ainda assim, estão praticamente inalteradas em termos mensais (-0,10%). O grande perdedor da semana foi o petróleo (USO, $WTIC, OIL) que perdeu mais de 6% do seu valor em termos semanais (-6,48%).



  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:

[00m28s]: o S&P 500 (SPY) encontra-se presentemente acima da sua média móvel simples a 50 dias. O Sr. Shannon traçou uma linha de tendência ascendente (LTA) ligando os máximos de Abril e Junho aos mínimos de Agosto e ínicio deste mês de Setembro. Essa LTA parece estar, para já, a servir de suporte à acção de preços do SPY. Olhando para o gráfico intradiário (15 em 15 minutos), é possível verificar que o SPY fechou acima da sua média de preços ponderada por volume (volume weighted average price - VWAP) traçada desde o início desta semana (week-to-date, WTD) e também acima da média móvel simples a 5 dias. No entanto, quando se olha para o SPY em termos de tendência de médio prazo (alguns dias a algumas semanas), há uma clara zona de resistência entre os $218 e os $220, o que significa que é preciso ter paciência e esperar pelo desenrolar desta lateralização. Em caso de queda da cotação, o Sr. Shannon entende que seria desejável que a zona entre os $217,50 e os $217,75 aguentasse como suporte.

[03m28s]: o Nasdaq 100 (QQQ) passou praticamente todo o mesmo de Agosto numa zona de laterlaização entre os $116 e os $118, estando termina a sessão de sexta-feira mais ou menos a meio ($117). Também aqui a acção de preços está acima da sua VWAP (WTD) e também acima da média móvel simples a 5 dias. O Sr. Shannon acha que, enquanto o preço do QQQ estiver entre os $116,5 e os $116,75, o benefício da dúvida deve ser dado aos compradores (touros).

[05m17s]: o Russell 2000 (IWM) está um pouco mais forte do que os dois índices anteriores e voltou a aproximar-se do seu máximo histórico ($126,56 ou $129,10 na versão sem ajustes do SPY), fechando a semana nos $125,51. No gráfico diária, o IWM ainda está numa clara tendência de subida, com máximos e mínimos consecutivamente mais elevados. No entanto, o Sr. Shannon acha que é preciso que a zona entre os $123,25 e os $123,50 aguente como suporte nas próximas sessão para que possamos manter o optimismo.

[06m11s]: semicondutores (SMH) encontram-se practicamente em máximos históricos, embora a acção de preços parece agora um pouco estendida demais. Ainda assim, o Sr. Shannon alerta os ursos para o facto de que apostar contra os SMH parece ser uma estratégia perdedora a médio e longo prazo, uma vez que o padrão de máximos e mínimos consecutivamente mais elevados sobre uma média móvel simples a 5 dias com declive positivo é absolutamente inequívoco nos gráficos diário e intradiário (30 em 30 minutos).

[07m00s]: conforme vos tinha dito no parágrafo introdutório deste postal, as biotecnológicas (IBB) são presentemente o patinho feio dos fundos transaccionáveis (exchange-traded funds, ETF) sectoriais dos EUA. Ainda assim, as IBB terminaram a semana acima da sua média móvel simples a 50 dias e também acima da média de preços ponderada por volume traçada desde os mínimos de Junho. É portanto possível que as IBB encontrem suporte algures nos $280. No entanto, se tal não acontecer, é possível que o preço das IBB recue até à média de preços ponderada por volume traçada desde o início do ano (year-to-date, YTD). Quando se olha para o gráfico intradiário das IBB (30 em 30 minutos), constata-se que a acção de preços está por debaixo de uma média móvel simples a 5 dias com declive negativo, o que significa que é melhor esperar pelo desenrolar das próximas sessões bolsistas antes de apostar na subida das IBB.

[09m01s]: a Apple, Inc. (AAPL:Nasdaq GS) voltou a falhar o assalto aos $110, mas ainda está acima da média de preços ponderada por volume traçada desde a última divulgação de resultados. Apesar de o preço da AAPL estar acima da  média móvel simples a 5 dias, também está abaixo da média de preços ponderada por volume traçada desde os máximos mais recentes (16 de Agosto). O cenário ideal, nas palavras do Sr. Shannon, seria a AAPL descer novamente até aos $107, fazer um fundo duplo e depois subir acima da resitência nos $108, que passaria a suporte.

[09m47s]: a Ali Baba (BABA:NYSE) teve uma semana excelente e também se encontra presentemente acima da média de preços ponderada por volume traçada desde a última divulgação de resultados. 
[10m18s]: também o Twitter parece estar  (TWTR:NYSE) a melhorar, embora a tendência primária continue a ser inequivocamente de descida, com o declive da média móvel a 200 dias claramente descendente. O TWTR retestou recentemente a sua média de preços ponderada por volume traçada desde a última divulgação de resultados e depois subiu bem acima dela, um comportamento que o Sr. Shannon acha poder ser um potencial fenómeno de acumulação. Outrossim, o TWTR fechou a semana acima da média de preços ponderada por volume traçada desde os máximos mais recentes (15 de Agosto).

Sem comentários:

Enviar um comentário