domingo, 21 de junho de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (41)


O mês de Junho continua negativo para os investidores dos mercados americanos [SPY -0,15%; QQQ -0,16%, DIA -0,22%], com excepção das "small cap" [IWM +3,20%]. No entanto, nem tudo é mau nas bolsas ianques, sobretudo para os detentores dos fundos associados às biotecnológicas [IBB, +3,52% MTD e +24,54% YTD]. Está na hora de ouvirmos o que o melhor analista técnico presentemente no YouTube pensa acerca destes números:

  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:

Modo actual: tendencialmente neutro (em lateralização), mas os mercados têm andado muito erráticos nas últimas semanas. Portanto, tudo pode acontecer...

[01m09s]: o S&P 500 (SPY) quebrou uma importante linha de tendência descendente (LTD) no gráfico intradiário (30 em 30 minutos), encontrando-se presentemente sobre a sua média móvel a 5 dias -MM(65)- e no interior de uma zona de suporte em redor dos $210,5. A propósito da "grexit", o Sr. Shannon enfatiza que a tendência ascendente primária se mantém intacta e partilha mais uma das suas pérolas de sabedoria: "os mercados escalam um muro de preocupações... e é isso o que este mercado tem feito desde há cinco ou seis anos!".

[02m53s]: o Nasdaq 100 (QQQ) está muito perto dos seus máximos históricos, estando presentemente debaixo de uma zona de resistência entre os $110,75 e os $111. Já a primeira zona de suporte abaixo encontra-se entre os $109e os $109,5 (grosso modo).

[03m57s]: depois de ter rompido uma resistência importante nos $45 há três semanas, a FireEye, Inc. (FEYE: Nasdq GS) teve um rally impressionante até à casa dos $55 (+11,1%). O Sr. Shannon aponta esta acção como um bom exemplo de como se pode ganhar no mercado quando se está atento aos sinais/indicadores técnicos e se actua no momento certo.

[04m24s]: em sentido contrário à tendência geral dos mercados segue a Rackspace Hosting, Inc. (RAX: NYSE) e também a Wal-Mart Stores, Inc. (WMT: NYSE), que até são recomendadas por vários analistas e especialistas financeiros, um pouco por todo o mundo. Tudo isto para dizer o que devia ser óbvio mas passa ao lado de muitos investidores, muitas vezes não por culpa deles mas pelos maus conselhos a que dão ouvidos: "só o preço compensa; se uma acção não está a subir, então, não se compra, por mais potencial que de subida que ela possa ter".

[05m04s]: o Russell 2000 (IWM) voltou a romper uma zona de resistência e fez ¡novamente! máximos históricos. Em termos anuais, as "small cap" têm sido as líderes dos mercados americanos, o que é normal se considerarmos que o ano passado foram a sua ovelha negra (retenham bem este ponto: ovelha negra num ano, líder no ano seguinte). Depois de, em Fevereiro, ter rompido convincentemente a resistência multi-anual nos $120, e depois essa resistência ter passado a suporte no início de Maio, o IWM já subiu quase 7%! Para a próxima semana, o Sr. Shannon acha que a zona de suporte a ter en conta se encontra entre $126 e $126,5.

[06m17s]: o Sr. Shannon acha que os semicondutores (SMH) são "um grande desperdício de tempo" porque, a seu ver, "precisam de consolidar". Confesso que não entendo, eu vejo um claro padrão de máximos e mínimos consecutivos mais altos, sobretudo no gráfico semanal! Mas pronto, o especialista é ele, e é a ele que os meus leitores devem dar ouvidos...

[06m50s]: o sector financeiro (XLF) pagou um pequeno dividindo de $0,11 /acção esta semana e terminaram a semana com uma forte queda na sessão de sexta-feira. Ainda assim, o Sr. Shannon diz que ainda vê um claro padrão de máximos e mínimos consecutivos mais altos, não obstante estarmos presentemente sobre uma importante zona de suporto no gráfico intradiário (30 em 30 minutos), no intervalo entre os $24,85 e os $25,0, sendo provável que o preço recue mesmo até aos $24,5 (primeiro suporte no gráfico diário).

[07m49s]: as obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT) ainda estão numa "tendência descendente horrível", nas palavras do Sr. Shannon. O preço recuou até ao terceiro nível de retracção de Fibonacci (38,2%), medido desde o mínimo registado a 14 de Janeiro até aos máximos deste ano (YTD). O Sr. Shannon diz que as TLT parecem estar a querer recuperar, mas há uma resistência a vencer nos $119, que já serviu de suporte há alguns dias. O Sr. Shannon aproveita a ocasião para enfatizar mais uma vez uma máxima incontornável dos mercados "quando temos uma média móvel a 50 dias (a cor verde, nos gráficos do vídeo), não podemos confiar demasiado nos rallies do preço".

[08m40s]: o Twitter (TWTR: NYSE) "teve uma semana interessante", diz o Sr. Shannon, tendo descido até mínimos anuais para depois recuperar na sessão de sexta-feira. A acção ainda está numa tendência primária de descida, devendo por isso ser evitada. Já a Boyd Gaming Corp. (BYD: NYSE) continua com muito bom aspecto, devendo continuar a subir. Em caso de aposta, o Sr. Shannon recomenda que a ordem de paragem de perdas (stop loss) seja colocada aos $14,5.

[11m01s]: para a próxima semana, o Sr. Shannon recomenda que sigamos os seguintes títulos: Avago Technologies Ltd. (AVGO: Nasdaq GS) que mantém um grande potencia de subida, a Cablevision Systems Corp. (CVC: NYSE), a Verisk Analytics Inc. (VRSK: Nasdaq GS), estas duas últimas para "trades" de curto prazo (coisa que eu não recomendo mesmo nada, mas cada um sabe de si!). Temos ainad a 8 x 8, Inc. (EGHT: Nasdaq CM) que tem vindo a lutar com um importantes resistência na casa dos $9,3. Em caso de penetração dessa resistência, poderemos vir a ter um "rally" interessante. E, finalmente, a Lexmark International, Inc. (LXK: NYSE) que pode estar a terminar um processo de consolidação.

Sem comentários:

Enviar um comentário