domingo, 14 de junho de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (40)


Passou mais semana e foi uma semana pouco interessante nos mercados americanos. O mês de Junho não está a ser grande coisa para os investidores ianques, com os três principais índices (S&P 500, Nasdaq 100 e Dow Jones) em terreno negativo. Vamos ouvir o que pensa o grande Brian Shannon a este respeito:



Modo actual: tendencialmente bearish, mas os mercados têm andado muito erráticos nas últimas semanas. Portanto, tudo pode acontecer...

[00m31s]: contrariamente ao que é habitual, o Sr. Shannon começa a sua análise com um gráfico semanal do S&P 500 (SPY), para enfatizar que a tendência de muito longo prazo (meses) se mantém inequivocamente ascendente. O Sr. Shannon traça uma linha de tendência ascendente (LTA) para mostrar que, apesar das subidas, é perfeitamente possível que o preço recue novamente até aos $ 200, a principal zona de suporte de longo prazo. No entanto, o gráfico diário do SPY conta uma história um pouco diferente, havendo uma outra LTA, traçada sobre a acção de preços desde o início do ano (year-to-date, YTD), que foi recentemente quebrada e posteriormente superada, indicando indecisão por parte dos investidores e especuladores.

Já no gráfico intradiário do SPY (de 30 em 30 minutos), é possível identificar uma zona de suporte entre os $ 209,25 e os $ 210 que poderá sustentar os preços durante a próximas semana.

[02m49s]:o Sr. Shannon enfatiza que, apesar do mau momento que se observa nos índices, há várias acções que estão a subir e que constituem por isso boas oportunidades para fazer dinheiro. Como exemplo, ele cita a Taser International, Inc. (TASR: Nasdaq CM) a Mobileye NV (MBLY:NYSE).

[03m16s]:  No caso do Nasdaq 100 (QQQ, o Sr. Shannon identificou não uma LTA mas sim duas (YTD), delimitando uma "região de tendência ascendente". Há duas zonas de suporte imediatamente abaixo, uma nos $106,7 determinada pela 1ª retracção de Fibonacci (38,2%) e outra, talvez mais consistente, na zona dos $106, onde se encontra actualmente a Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP), construída desde o início do ano (year-to-date, YTD).
 
[04m28s]: o Russell 2000 (IWM) é presentemente o mais interessante dos grandes índices, encontrando-se ainda bem acima da sua média móvel a 50 dias. No gráfico intradiário (de 30 em 30 minutos), o IWM ainda apresenta uma média móvel a 5 dias ascendente, razão pela qual o Sr. Shannon recomenda que não pensemos em apostar em quedas da cotação.

[05m24s]: os semicondutores (SMH) devolveram os ganhos de há duas semanas, estando presentemente sobre a média móvel a 50 dias. Apesar de a tendência ascendente de longo prazo ser inquestionável, o Sr. Shannon vê alguma indecisão nos gráficos diário e intradiário, recomendando por isso que nos mantenhamos afastados.

Sem comentários:

Enviar um comentário