sábado, 6 de junho de 2015

A sabedoria de Peter L. Brandt (6)


   Aqui ficam mais alguns excertos do livro «Diary of a Professional Commodity Trader» (2011), da autoria de uma das maiores lendas-vivas da arte da especulação, o gigante Peter L. Brandt. A tradução, da minha autoria, é aproximada. Além disso, acrescentei algumas notas para enriquecer ainda mais o texto. O texto original (traduzido) está entre aspas e a cor preta, os meus comentários estão a cor verde.


  VI. Sinais de transacção: as "linhas de gelo" (2)

«É estupendo quando os máximos e os mínimos intermédios de um determinado padrão gráfico providenciam pontos de fixação exacta para as linhas de fronteira [N.B. como no gráfico do par cambial GBP/USD da figura mostrada na parte V]. No entanto, essa é a excepção, não é a regra. A verdade é que uma linha de fronteira deve ser sempre desenhada de forma a encaixar o melhor possível numa determinada área de consolidação de preços, mesmo que isso signifique que essa linha tenha de atravessar algumas das barras de preços.» 
p. 60

O Sr. Brandt distingue entre três tipos de penetrações da “linha de gelo”: 

«1. Movimentos para fora da linha: há ocasiões em que uma barra de preço diário penetra significativamente uma linha de fronteira mas depois regressa quase imediatamente ao padrão geométrico. Este fenómeno designa-se por movimento para fora da linha. (…) A história mostra que este tipo de movimentos é uma anomalia em relação à forma geral do padrão, sendo raro durarem mais de que um ou dois dias. Abaixo, apresentam-se duas figuras que ilustram movimentos para fora da linha. O primeiro, no gráfico diário do açúcar ($SUGAR), mostra um movimento para fora da linha de 1 dia (o preço subiu acima da linha nesse dia, mas voltou ao padrão no dia seguinte):


O segundo movimento para fora da linha, no gráfico diário do açúcar branco de Nova Iorque, durou vários dias:



2. Penetração prematura: é um pouco diferente do movimento para fora da linha porque, neste caso, o preço vai significativamente para além da linha e mantém-se na região exterior durante vários dias antes de regressar ao padrão. Só depois ocorre a penetração verdadeira, que leva o preço muito para além dos níveis alcançados durante a penetração prematura. O gráfico abaixo, onde se ilustra a evolução do subíndince de Cacau da Bloomberg ao longo dos primeiros três trimestres de 2009, mostra uma penetração prematura (em Junho). A penetração definitiva só acontece em meados de Julho.



3. Penetração falsa: ao contrário da penetração prematura, que é seguida por uma penetração genuína na mesma direcção, a penetração falsa tem como resultado o desenvolvimento de um padrão muito mais prolongado ou, no pior caso, um forte movimento na direcção contrária. Alguns traders referem-se a isto como uma “armadilha para ursos” (em inglês, bear trap), porque implica que aqueles que se posicionaram na direcção do movimento inicial acabam por ficar presos no lado contrário à direcção do mercado. Na figura que se segue, é possível observar-se uma penetração falsa o índice alemão DAX (Deutshcer Aktien Index).


Em 2009, um belíssimo exemplo de penetração falsa ocorreu nos mercados americanos. Conforme se pode ver na figura em baixo, os preços fecharam abaixo da linha do pescoço de um padrão de “cabeça e ombros” [N.B.: figura de reversão]. Mantiveram-se abaixo da linha do pescoço durante cinco dias, mas depois reverteram e subiram rapidamente. A acção de preços a partir de 14 de Julho [novo teste à linha do pescoço com subsequente rejeição] mostrava que tinha sido activada uma “armadilha para ursos”. A partir do dia 16 de Julho, o mercado subiu espectacularmente e fechou acima do ombro direito, dando assim um sinal de compra muito fiável.»
pp. 60-63



Já agora, o Sr. Brandt não usa médias móveis, mas havia no gráfico acima uma indicação importante de que o padrão de "cabeça e ombros" podia vir a falhar: a média móvel a 50 dias estava a subir e cruzou a média móvel a 200 dias, que estava a descer, de cima para baixo. Este fenómeno designa-se por "cruzamento de ouro" (golden cross) e, geralmente, indica que o mercado está a ganhar momento ascendente de longo prazo.

____________
Ver também: 

Sem comentários:

Enviar um comentário