sexta-feira, 1 de maio de 2015

EUR/USD @FXEmpire (4)


Tempos difíceis no par cambial EUR/USD. Depois de ter feito um mínimo anterior mais alto do que o mínimo imediatamente precedente (um sinal de alarme para o qual eu chamei a atenção aqui), este rácio subiu rapidamente, acabando por penetrar a média móvel simples a cinquenta dias -MM(50)- e, apenas dois dias depois, a poderosa resistência na casa dos 1,1 com uma facilidade perturbadora.


Há quem culpe a falha monumental das previsões do crescimento do PIB norte-americano (apontava-se para 1% este trimestre, mas os números reais ficaram-se pelos 0,2%). Mas eu acho que há aqui mais alguma coisa: não é apenas o dólar que se recusa a subir, o euro também não está a cair tanto quanto se previa.

Como é evidente, isto não augura nada de bom. Ter três sinais destes (mínimo mais alto, penetração da MM(50) e penetração da resistência) em tão pouco tempo é grave, sobretudo numa altura em que a análise fundamental e todos os analistas técnicos mainstream (incluindo o autor deste vídeo) apontavam para a continuação das quedas. E o que é pior, as más notícias ainda não ficam por aqui. Quando olhamos para o gráfico diário desde os máximos do ano passado, vemos que temos um claro duplo fundo com potencial para se transformar num "cabeça e ombros" invertido, num padrão que se assemelha bastante àquele que vimos no PSI-20 no início do ano e ao qual se seguiu uma série de subidas impressionantes.



Perante uma força ascensional desta magnitude, os fundamentais servem de pouco. Ficar indefinidamente à espera que o preço volte a descer poder vir a revelar-se uma estratégia suicida. O que fazer então? Eu antevejo dois cenários:

1. o EUR/USD continua a subir mas esbarra na primeira linha de tendência descendente (LTD) que se pode ver no gráfico (a primeira a contar da MM(50) para cima, obvimente). Se isto acontecer, o potencial padrão de "cabeça e ombros" invertido será, em princípio, invalidado. E as quedas deverão ser retomadas.

2. o EUR/USD continua a subir e penetra a LTD referida no parágrafo anterior. Neste caso as coisas ficarão realmente muito feias e o melhor será mesmo fechar posições, salvaguardando pelo menos alguns dos ganhos acumulados desde Maio de 2014.

Como reza qualquer livro sobre mercados financeiros, os índices bolsistas podem permanecer irracionais durante muito tempo, mesmo quando os fundamentais são absolutamente claros. Quanto a mim, a decisão de manter certas apostas durante certos períodos só porque "não deveria ser assim" é um erro que já cometi no passado e que não voltarei a repetir. Como diz o grande Brian Shannon, "only price pays", i.e. "só o preço compensa".

Sem comentários:

Enviar um comentário