sábado, 9 de maio de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (37)


Depois de se ter baldado na semana passada, o grande Brian Shannon regressa hoje com mais uma análise aos principais índices e fundos transaccionáveis (exchange-traded funds, ETF) dos "states".



Modo actual: tendencialmente bullish, sendo também provável que os preços lateralizem ou até recuem um pouco durante a próxima semana (sim, eu sei, mas pouco mudou nas últimas semanas...)

[00m33s]: o S&P 500 (SPY) continuou a lateralizar, começando a semana a subir, descendo na Terça-feira e na Quarta-feira e voltando a recuperar nos últimos dois dias, estando novamente próximo dos máximos históricos. Há uma resistência por quebrar na zona entre os $212 e os $212,5, com o suporte de curto prazo ligeiramente abaixo dos $211. Já no médio prazo, há uma zona onde podemos encontrar a Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP) em conjunção com a média móvel simples a 100 dias -MM(100). Essa zona corresponde, grosso modo, aos $207 e é aí que devemos colocar a nossa ordem stop de médio prazo. De resto, o Sr. Shannon é muito claro: "ainda estamos num óbvio Bull Market", apesar dos fracos ganhos registados em 2015.

[01m57s]: apesar de ter terminado a semana no vermelho, o Nasdaq 100 (QQQ) mostra uma clara sequência de mínimos cada vez mais altos, formando uma linha de tendência ascendente (LTA) bem definida. Ainda assim, o declive da média móvel a 5 dias -MM(65)- continua descendente, o que nos deve deixar cautelosos. Em caso de recuo do índice, a zona de suporte a ter em conta situa-se entre os $107,5 e os $108.

[03m57s]: já no Russell 2000 (IWM), a situação é um pouco mais delicada. Se, por um lado, o índice terminou a semana positivo, é preciso ver que havia uma LTA no gráfico diário que foi convincentemente quebrada no final de Abril. O preço permanece abaixo dessa LTA e também de uma importante zona de suporte (agora quebrado) entre os $123,5 e os $124. Até subirmos novamente acima dessa zona, não é recomendavel abrir ou reforçar posições no IWM.

[05m03s]: os semicondutores (SMH) foram o pior sector da semana e fecharam negativos. E o que é pior, a sua penosa lateralização/consolidação ainda não tem fim à vista. O SMH foi bastante influenciado pelos resultados da Texas Instruments, inc. (TXN) que foram fortemente penalizados pela valorização do dólar nos últimos meses. O Sr. Shannon acha que é preciso que o SMH suba acima da resistência nos $57,25 e que essa resistência passe depois a servir como suporte para podermos voltar a apostar nos semicondutores. A azona de suporte a vigiar entretanto deverá andar pelo intervalo entre os $55 e os $55,25.

[06m16s]: o sector financeiro (XLF) surpreendeu pela positva, fazendo um "gap" ascendente bastante interessante (fecho: $24,76), mas ainda assim abaixo dos máximos de Março ($24,78) e sobretudo dos máximos de Dezembro ($25,05). A zona de suporte a vigiar situa-se entre os $23,75 e os $24. O Sr. Shannon recomede ficar de fora até que a forte resistência na casa dos $24,75 seja penetrada. Eu sou ainda mais prudente e recomedo considerar apenas os $25,0 como "gatilho" para uma potencial entrada ou reforço.

[07m01s]: as acções da Apple. Inc.(AAPL: Nasdaq GS) recuaram bastante após a divulgação de resultados mas, ainda assim, permanecem acima da sua média móvel a 50 dias -MM(50). O Sr. Shannon acha que "não há vantagem em estar na AAPL neste momento". Ele não diz no vídeo, mas eu acho que o nível de suport mais importante deverá andar na casa dos $120, por já ter servido de resistência Novembro, Dezembro e Fevereiro, e de suporte a partir de Março.

[07m10s]: as obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT) têm estado a cair desde que a zona de suporte na casa dos $127,5 cedeu em finais do mês de Abril. Apesar de haver potencial para uma recuperação a médio prazo, o declive das principais médias móveis está muito negativo e não parece muito recomendável apostar na sua subida continuada.

[07m58s]: a chinesa AliBaba Holding Group, Inc. (BABA: NYSE) deu finalmente sinais de vida, depois de os resultados do primeiro trimestre de 2015 (Q1) terem superado as expectativas. Ainda assim, o Sr. Shannon está cauteloso, enfatizando que, depois do forte "gap" ascendente, o preço foi rejeitado pela Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP). Isto significa que a BABA precisa de consolidar durante mais uns tempos antes de poder subir de forma consistente. O suporte a vigiar corresponde ao mínimo da vela de "gap", em redor dos $85.

[09m22s]: a Amazon.com Inc.(AMZN: Nasdaq GS) parece estar a querer dar continuidade às subidas recentes, apresentando uma pequan formação arrendondada acima da zona de suporte entre os $415 e os $420.

[10m00s]: o Sr. Shannon acha que a Saint Jude Medical, Inc. (STJ: NYSE) se encontra num momento interessante, depois de ter feito um grande "rally" seguido de consolidação. Eu não sei nada sobre a acção ou os seus fundamentais, mas o Sr. Shannon acha que poderá ser interessante comprá-la, desde que uma ordem stop seja colocada ligeiramente abaixo dos $70. Antes disso, recomenda que esperemos que o preço suba acima da zona entre os $73 e os $73,25.

[11m00s]: finalmente, a Tesla Motors (TSLA: Nasdaq GS) tem tido um bom desempenho desde que anunciou uma nova gama de baterias solares para uso doméstico. No entanto, a acção precisa de superar a zona de resistência na casa dos $240 para nos dar uma prova de força mais convincente.

Sem comentários:

Enviar um comentário