sexta-feira, 13 de maio de 2022

Os perigos das criptomoedas num gráfico brutalmente esclarecedor

 
      Uma vez que a situação nos mercados norte-americanos está praticamente na mesma desde a posta que fiz ontem (atenção que as sextas-feiras costumam ser dias de grande volatilidade, por isso, mantenham os olhos bem abertos amanhã!), vou aproveitar para deixar aqui um gráfico absolutamente brutal.

Trata-se de evolução da cotação da criptomoeda Luna ao longo das últimas semanas.
 
 

 
Vou resumir o gráfico da seguinte forma: quem tiver comprado 10 mil dólares de Luna na semana passada, terá hoje 2 dólares. Uma queda apocalíptica de 99,98%! Valerá mesmo a pena continuar a arriscar a aventura das criptos?... 

Eu acho sinceramente que não. Um dos grandes argumentos dos seus criadores é que as criptos iriam servir de refúgio contra a inflação e as quedas dos mercados. O que temos visto é precisamente o contrário. Até agora, sempre que os mercados caíram, as critpos cairam ainda mais.
 
Tudo aquilo que se baseia apenas em crença e em wishful thinking tende a acabar desta forma, mesmo quando a crença é propagada por pessoas com diplomas universitários. Já o grande Johnny Cash cantava "you can run on for a long time, but sooner or later God'll cut you down". Na bolsa, a longo prazo, só aquilo que é real ou tem uma base de sustentação real resiste. Tudo o resto vem abaixo, mesmo que demore algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário