segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Agora é a sério: novo máximo histórico no S&P 500!


     Foram precisos 236 dias de calendário e 146 dias (sessões) de mercado, mas finalmente aconteceu: esta sexta-feira (24 de Agosto), o S&P ($SPX) fechou acima do máximo de 26 de Janeiro (2872,87 pontos), fazendo um novo máximo histórico nos 2874,69 pontos! Foi uma longa travessia através do deserto mas, conforme eu tinha antecipado imediatamente a seguir às primeiras quedas, o Bull Market (ainda) está vivo! Aqui fica o gráfico, para a posterioridade:




Isto significa que a penetração do dia 17 de Julho (rectângulo menor) é válida. Agora, mais do que em qualquer momento nos últimos sete meses, é preciso abrirmos bem os olhos e redobrarmos a atenção. Como eu tinha antecipado no passado dia 15 de Julho, há dois cenários possíveis:


Tudo indica que estamos no cenário (a1), uma vez que, desde o dia 17 de Julho o $SPX já fez uma série de máximos e mínimos consecutivamente mais elevados, rejeitando o lado superior do rectângulo menor pelo menos quatro vezes. Mas isso não significa que estejamos livres de perigo! A zona em redor dos 2800 pontos é agora a nova zona de suporte a vigiar. Ao contrário do que aconteceu nas últimas semanas, uma eventual reentrada no interior do rectângulo menor será motivo de alguma preocupação porque significará que a recente penetração do rectângulo maior poderá ter falhado. E como costuma dizer o Brian Shannon: "penetração falhada, movimento rápido no sentido contrário".

Dito isto, mesmo que a recente penetração seja válida, devemos esperar novos testes ao lado superior do rectângulo maior. Os índices não costumam sair de uma zona de consolidação sem antes se despedirem dela convenientemente, isto é, sem antes voltarem a descer até à última fronteira. A esse respeito, encontrei este gráfico jeitoso na conta de Twitter do Urban Carmel:




Repare-se que, embora o gráfico seja diário, o Sr. Carmel usou um RSI semanal, de apenas 5 períodos (5 sessões de mercado) em vez dos mais usuais 14. Isto permite-nos antever a acção do $SPX para as próximas sessões que, em princípio, será positiva (RSI > 70%), até porque ainda há algum espaço para subidas dentro do canal de transacção que o Sr. Carmel desenhou a linha tracejada. Depois virá provavelmente (e idealmente) a tal descida até ao lado superior do rectângulo maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário