terça-feira, 29 de setembro de 2015

S&P 500: gráficos diário e intradiário (via SPY) [28-Set-2015]


E foi mais um dia de grandes quedas nas bolsas de todo o mundo! No fundo transaccionável que mais fielmente replica o S&P 500 (o SPY), o mergulho foi assim, uma "bearish Marubozu" quase perfeita:



...E o gráfico diário ficou assim:


Ou seja, o preço desceu até à zona dos $187,5 que, para já, serviu de suporte. Conforme já escrevi ontem, considero a zona entre os $187,5 e os $185 absolutamente crítica: abaixo dessa zona o preço tem caminho livre para afundar como um prego na água e fazer novos mínimos! Por outro lado, o CMF tornou-se novamente negativo, assim como o histograma do PPO. O resto continua tudo na mesma: mau, muito mau!

Já o gráfico intradiário do SPY (30 em 30 minutos), está assim:



Por um lado, a média móvel a cinco dias -MM(65)- mantém o declive descendente, um sinal negativo. Por outro lado, estamos sobre a zona de suporte entre os $187,1 e os $188,3 o que aumenta as probabilidades de termos um ressalto, até porque o RSI está "sobre-vendido". As MMEs do MACD também parecem estar prestes a efectuar um cruzamento positivo (de baixo para cima). Tudo isto junto indicia que podemos ter um "rally" nas próximas sessões. Mas devemos ter sempre bem presente o conselho do grande Brian Shannon: «Nunca confiar em subidas que ocorram com um uma média móvel a cinco dias descendente!»

Portanto, o mais sensato neste momento é esperar que o preço suba até à MM(65) e ver o que acontece...

Sem comentários:

Enviar um comentário