quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dois gráficos interessantes... e inquietantes!


Aqui fica um gráfico OHLC (Open-High-Low-Close) do Russell 2000 ($RUT), o índice principal das empresas com pequena capitalização bolsitsa (small cap):




O grafico, da autoria de Jon Markman, mostra três factos interessantes:
  1. Desde Julho que todos os "rallies" no $RUT (movimentos ascendentes) acabaram por ser vendidos, i.e. por dar origem a quedas que conduziram a novos mínimos; esta é a condição que define um mercado dos ursos (bear market);
  2. A linha de tendência descendente a tracejado vermelho permanece válida, dando ainda mais força à condição anterior;
  3. Os mínimos de 24-Ago já foram superados; o Russell 2000 está oficialmente em Bear Market!
E se o gráfico anterior do $RUT está assustador, preparem-se para ver o próximo. Trata-se de um gráfico da autoria de Ryan Detrick onde se representam os recuos da cotação a partir de cada máximo histórico do maior fundo transaccionável das biotecnlógicas, o IBB (Biotech iShares):


Sim, estão a ver bem: as biotecnológicas já recuaram mais de 25% desde o último máximo, de $400,79 em Julho para $289,48 no fecho da sessão de hoje! Estamos a falar precisamente do sector que liderou a bolsa depois da crise financeira de 2008, o líder incontestado de 2015... que entrou ontem em território negativo!

Portanto, todo o cuidado é pouco... ainda não é definitivo, mas os sinais de que o Bear Market está a bater à porta estão a acumular-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário