terça-feira, 1 de setembro de 2015

S&P 500: gráfico intradiário (via SPY) 31-Ago-2015


A volatilidade do maior índice bolsista mundial voltou a subir, com o $VIX a fechar nos 28,43 pontos. Vale por isso a pena olhar para o gráfico intradiário (30 em 30 minutos) do fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) que replica o S&P 500, o Standard & Poor's Depositary Receipts ETF, ou simplesmente SPY (SPY:NYSE):

A área a cor amarela corresponde à gama de valores em que o SPY tem sido transaccionado nas últimas duas sessões ($197,4 a $199,94) . Já a área a cor-de-laranja, o centro da zona amarela, é uma zona de suporte anterior que remonta a Dezembro de 2014.

A situação actual do SPY é tão simples quanto isto: a média móvel a cinco dias (MM65) está presentemente com um declive positivo, o que é geralmente um sinal de força ascendente. Acima da zona amarela, temos a fortíssima resistência nos $200. Se esta for penetrada, é provável que o preço do SPY ganhe novo fôlego e avance até à anterior zona de suporte na casa dos $204 (limite inferior do rectângulo de transacção multimensal identificado primeiro pelo Sr. Harmon e depois pelo Sr. Shannon). Idealmente, o preço deverá recuar até à MM(65) e depois retomar o rumo ascendente.

Mas há outra possibilidade, que é a área a amarelo ser quebrada para baixo e depois passar como uma faca pela MM(65). Se isto acontecer, as quedas poderão fazer um novo teste aos mínimos do dia 24 de Agosto ($182,4) ou pior, podem descer ainda mais baixo e confirmar a chegada do Bear Market.

Neste momento é impossível prever qual dos desfechos é o mais provável. Por outras palavras, eu continuo de fora...

Sem comentários:

Enviar um comentário