domingo, 30 de julho de 2017

Mercados americanos: o comentário semanal de Chris Ciovacco (13)


     Vou começar esta posta da mesma forma que fiz a semana passada, com um gráfico diário actualizado do S&P 500 ($SPX):



O Sr. Ciovacco começa o vídeo a dissertar sobre fractais. Quem não souber o que é um fractal em termos genéricos, pode consultar este artigo na Wikipédia ou esta descrição ainda mais simples, ou ainda este documentário no YouTube, mas a ideia é tão simples quanto isto: um fractal é um padrão que se repete indefinidamente (ou quase) quando se observa a mesma entidade a diferentes escalas. Por exemplo:




Os fractais ocorrem naturalmente na natureza. Por exemplo, os ramos das árvores podem ser considerados de natureza fractal, uma vez que, à medida que se olha para a árvore do tronco até à copa, há uma tendência para os ramos se subdividirem cada vez mais, em ramos cada vez mais curtos e finos, como se a árvore fosse composta por outras árvores mais pequeninas. Ora reparem:


Ora, acreditem ou não, esta natureza fractal que podemos ver na imaem acima também se observa nos padrões de acção de preços da bolsa!



Pontos de interesse do vídeo do Sr. Ciovacco:

  • 02m45s O Sr. Ciovacco começa por nos mostrar um gráfico histórico semanal do compósito Value Line Geometric Index ($XVG), que procura traduzir o valor do mercado como um todo, através da normalização do valor de várias companhias listadas não apenas na NYSE e no Nasdaq mas também títulos transaccionados nos mercados de balcão. O gráfico compreende o período entre 1980 e 1995 e mostra uma longa consolidação ou lateralização multianual (7,84 anos) que termina numa "explosão" ascendente do $XVG, que valorizou 68% a até 1998.
  • 05m12s Agora o Sr. Ciovacco acrescenta ao gráfico anterior cerca de 22 anos, até ao momento actual, i.e. ficamos com um gráfico semanal do $XVG entre 1980 e 2017. O que se observa neste novo gráfico é que o padrão de consolidação anterior parece repetir-se, mas agora a uma escala maior, ou seja, parecemos estar aqui perante um fractal do gráfico anterior, com o período de lateralização a durar agora 19,27 anos. A confirmar-se o fractal, assistiremos a um período de subidas de vários anos no $XVG (atenção que probabilidade ≠ possibilidade).
  • 10m11s O fractal em causa torna-se mais claro olhando para esta versão ampliada do gráfico anterior.
  • 12m27s O Sr. Ciovacco partilha connosco uma pérola da sabedoria de Richard Donchian:
«Um movimento que é sucedido por uma período de lateralização dentro de uma gama de valores é muitas vezes seguido por um segundo movimento na mesma direcção do primeiro movimento e quase com a mesma extensão.»
-Richard Donchian, no livro Trend Following
  • 14m37s Mas a análise anterior também pode ser útil caso os mercados desvalorizem... com efeito, é preciso manter os olhos bem postos na linha de consolidação, i.e. o valor a partir da qual a cotação supera todos os máximos anteriores. Se o $XVG voltar a descer abaixo dessa linha depois de a ter penetrado, então é possível que estejamos perante uma falsa penetração ou "bull trap" (armadilha para touros) e os índices bolsistas venham a cair durante muito tempo. A chave é perceber se o $XVG se mantém acima ou abaixo dessa linha nas semanas que sucedem à sua penetração. 
  • 16m26s O Sr. Ciovacco diz-nos que, para o $XVG, essa linha andará na casa dos 508 pontos. No dia 28 de Julho, o compósito fechou a semana nos 528,66 pontos... portanto, para já, estamos acima da linha de consolidação. 
  • 24m09s O Sr. Ciovacco repete novamente o seu habitual exercício de comparar o gráfico actual do S&P 500 ($SPX) com gráficos históricos. A conclusão é semelhante àquela que temos visto nas últimas semanas, i.e. a evolução do $SPX a longo prazo é claramente bullish e (ainda) não inspira motivos de preocupação.

Sem comentários:

Enviar um comentário