sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (30)


Estamos em pleno fim-de-semana e isso significa que está na altura de vermos mais um vídeo do melhor analista técnico presentemente no YouTube. Brian Shannon, pois claro!


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: tendencialmente bullish, mas há sinais de exaustão da tendência ascendente, havendo por isso maiores probabilidades de ocorrência de uma correcção.

[00h45s]: o S&P 500 (SPY) atingiu novos máximos nos primeiros dias da semana, recuando depois para debaixo da MM(10) no gráfico diário e da MM(65) no gráfico intradiário de 30 em 30 minutos. Para que as subidas continuem, o Sr. Shannon acredita que é preciso que, por um lado, o suporte na casa dos $210 aos 210,5 aguente durante as próximas sessões e que, por outro lado, o preço volte a superar a zona de resistência na casa dos $211,7.

[02h23s]: o Nasdaq 100 (QQQ) tem estado "a dançar" em cima do suporte na casa dos $108, encontrando-se acima de uma LTA que está em risco de ser quebrada. O Sr. Shannon diz que, caso se verifique uma quebra da MM(65), da LTA e do suporte nos $108, teremos fortes hipóteses de ocorrência de um correcção mais significativa (até aos $105, de acordo com a projecção de Fibonacci).

[03h42s]: o Russell 2000 (IWM) devolveu a maior parte dos ganhos da semana, tendo terminado apenas ligeiramente positivo. O Sr. Shannon identificou a zona entre os $122 e os $122,25 como sendo o suporte mais importante tendo em vista a possibilidade de ocorrer uma correcção durante as próximas sessões.
[04h58s]: em relação aos semicondutores (SMH), a zona de suporte identificada na semana passada ($56 a $56,25) permanece como a mais relevante, embora haja agora uma outra zona a ter em conta, que é aquela entre os $56,7 e os $56, 75.

[06h14s]: o sector financeiro (XLF) permanece o patinho feio da bolsa americana, tendo ficado muito abaixo dos máximos registados no início deste ano. Pior do que isso, as descidas parecem estar a acelerar e o Sr. Shannon acredita que vamos ter mais quedas durante as próximas sessões. Em bem avisei os meus leitores, não avisei? O suporte a ter em conta andará na zona entre os $24,1 e os $24,2. Seja como for, o meu conselho mantém-se. Evitem o sector financeiro! Entre as hesitações da Reserva Federal americana quanto à subida das taxas de juro e as pantominices da Grécia na Europa, tudo pode acontecer!

[07h30s]: as biotecnológicas (IBB) tiveram um ganho semanal modesto, mas são líderes anuais destacadas nas bolsas americanas (+11,25%). O Sr. Shannon acha que este ganho modesto se explica em parte pela fraca performance da Celgene Corp. (CELG: Nasdaq GS) que, não obstante apresentar uma tendência de subida primária irrepreensível, já esbarrou duas vezes numa resistência na casa dos $125. Voltando às biotecnológicas, um recuo até ao suporte nos $333 não seria grave, mas uma queda para preços abaixo $331,25 começaria a ser preocupante.

[09h08s]: a Apple, inc. (AAPL: Nasdaq GS) também está a mostrar alguns sinais de fadiga, tendo já feito um mínimo e um máximo mais baixos que os seus precedentes, abaixo da MM(65). Estamos por isso em modo de correcção e agora temos de ter paciência antes de voltar a entrar/reforçar a posição.

[10h59s]: a Ali Baba (BABA: NYSE) mantém a sua inabalável tendência descendente. O Sr. Jack Ma até pode ser o homem mais rico da China, mas a versão americana das acções da sua empresa continua uma valente porcaria ("a piece of garbage", nas palavras do Sr. Shannon). O mesmo pode ser dito em relação à GoPro, inc. (GPRO: Nasdaq GS).

[11h42s]: O Sr. Shannon diz que a Baidu, inc. (BIDU: Nasdaq GM) é uma acção que deve ser monitorizada como candidata a short selling durante a próxima semana, mas eu acho a hipótese demasiado arriscada. A tendência primária de longo prazo ainda é de subida e houve uma forte rejeição de mínimos na Sexta-feira, dia 13, acompanhada por uma expansão de volume.

[12h24s]: A Level 3 Communications (LVLT:NYSE)t em andado a namorar uma resistência na casa dos $54, sendo possível que a penetre durante a próxima semana. O Sr. Shannon entende que a Mondelez International (MDLZ:Nasdaq GS) também tem bom potencial de subida a médio prazo.

[12h59s]: Já a Tesla Motors (TSLA:Nasdaq GS) parece "estar à beira de um precipício", sendo possível que o preço recue até aos $180.

[14h13s]: As obrigações do tesouro americana (TLT:NYSE) retomaram a sua tendência primária ascendente depois da correcção das últimas três semanas.

[14h51s]: O petróleo (WTIC) recuperou ligeiramente das quedas colossais dos últimos meses, mas a tendência primária permanece descendente. O Sr. Shannon acha até que o preço vai voltar a descer até ao suporte anterior, algures na casa dos $44-$45. Quem quiser comprar petróleo deverá por isso ter paciência e continuar a esperar por melhores dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário