domingo, 25 de janeiro de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (27)


É certinho aqui no AnB: a cada nova semana, uma nova análise do grande Brian Shannon. Aproveitem, caros leitores, é bom e é de graça!


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: tendencialmente bullish, mas a precisar de confirmação; novas posições devem ser abertas com grande cuidado.

[00m48s]: No S&P 500 (SPY), a zona de suporte entre os $198 e os $200 aguentou, com o preço a ultrapassar a zona dos $202 e o declive da média móvel a cinco dias -MM(65)- a virar positivo,  o que é uma boa notícia para a saúde dos mercados; o Sr. Shannon acredita que a zona entre os $206 e os $206,5 é agora a região a superar para assegurar a continuação do Bull Market (Mercado dos Touros); eu estou um pouco mais pessimista e acho que a zona a superar está algures nos $208.

[03m25s]: No Nasdaq 100 (QQQ), a situação é um pouco melhor, havendo já duas zonas de resistência penetradas, a mais recente nos $103,5; mas, mais uma vez, eu estou mais pessimista e acho que a zona a superar é entre os $105 e os $105,5.

[04m54s]: Já no Russell 2000 (IWM) a situação é um bocado mais delicada, com o índice das Small Cap ainda abaixo das anteriores zonas de resistência, em particular da zona entre os $117 e os $117,5 a boa notícia é que a média móvel a cinco dias -MM(65)- está ascendente.

[06m08s]: Os semicondutores (SMH) estão com bom aspecto, mas é possível que recuem um pouco, testando a zona de suporte entre os $54,2 e os $54,6.

[06m36s]: O sector financeiro (XLF) tem sido a "ovelha manca" dos mercados americanos; na próxima semana, seria desejável que o preço se aguentasse no intervalo entre os $23,6 e os $23,7.

[08m24s]: O petróleo (OIL, USO, WTI) continua numa clara tendência descendente e ainda não há sinais de que as quedas vão ficar por aqui; aqueles que querem comprar petróleo devem continuar à espera de melhores dias.

[10m07s]: Já as biotecnológicas (IBB) continuam numa clara tendência ascendente e até atingiram novos máximos na última semana;

[10m15s]: O dólar americano (UUP) está em grande forma (a queda do euro -ver postal anterior- também ajuda); para aqueles que acham que o dólar já subiu demasiado, o Sr. Shannon volta a lembrar a velha máxima do mercado: "a tendência é tua amiga, quem apostar contra a tendência merece perder".

[10m45s]: As obrigações do tesouro americano (TLT) também estão "on fire"; o Sr. Shannon aproveita a ocasião para demonstrar a enorme estupidez que é identificar um topo duplo antes de a base desse suposto topo duplo ter sido quebrada.

[11m23s]: A Apple (AAPL: Nasdaq GS) teve uma boa semana (já era hora, estava a começar a meter nojo), mas ainda precisa de consolidar um pouco antes de voltar a subir com força e a atingir novos máximos.

[12m40s]: Já a Amazon (AMZN: Nasdaq GS) continua a sua triste descida que, para já, parece imparável; o Sr. Shannon identificou um triângulo descendente que anuncia novas quedas nas próximas sessões.

[13m16s]: A Google (GOOGL: Nasdaq GS) está a mostrar alguns sinais de recuperação, mas a a média móvel a cinco dias -MM(65)- continua descendente; o Sr. Shannon recomenda por isso aos compradores manterem as ordens stop bem apertadas; jé eu recomendo que evitem a Google, porque acho que ainda está em claro Bear Market (Mercado dos Ursos).

[14m25s]: A situação na GoPro (GPRO: Nasdaq GS) é análoga à da Google.

[15m00s]: A Netflix (NFLX: Nasdaq GS) teve uma grande semana graças à divulgação de resultados do quarto trimestre  (Q4) de 2014. Apesar do enorme potencial de subida da acção, eu não recomendo a compra, pelos motivos que expus anteriormente neste postal.

[16m01s]: A Ali Baba (BABA: NYSE) recuperou um pouco das quedas recentes mas ainda apresenta uma tendência claramente descendente, com máximos e mínimos cada vez mais baixos. Evitar!

[16m57s]: A situação na Oracle (ORCL: NYSE) é bastante melhor, com a acção novamente em modo bullish (ascendente).

[18m11s]: A Regulus (RGLS: Nasdaq GM) parece estar a preparar-se para subir novamente, mas a volatilidade é demasiado alta para valer o risco.

[19m32s]: A FireEye (FEYE: Nasdaq GS) cruzou recentemente a MM(200) no gráfico diário mas precisa de consolidar antes de voltar a subir.

Sem comentários:

Enviar um comentário