sábado, 10 de janeiro de 2015

Dow Jones Transportation Average, gráfico diário (via Greg Harmon), 9-Jan-2015


Já desde o dia 5 de Outubro de 2014 que não olhamos para um gráfico do DJTA aqui no AnB, portanto está na hora de voltarmos a fazê-lo, aproveitando uma análise do Sr. Greg Harmon.

A maioria dos analistas e comentadores dos mercados financeiros contemporâneos exclui o DJTA das suas análises porque este índice, o mais antigo índice bolsista dos EUA que foi criado em 1884 pelo mítico Charles Dow, está supostamente ultrapassado (assim reza a sabedoria convencional dos mercados). Mas eu discordo, pelo motivo que já indiquei várias vezes aqui no AnB: de acordo com a venerável Teoria de Dow, os ganhos das empresas de transportes têm um impacto directo na saúde dos Bull Markets. Mais concretamente, se as empresas de transportes estão a aumentar os seus lucros, então é porque há cada vez mais passageiros e mercadorias para transportar e, concomitantemente, a economia está a crescer.

O DJTA já não traduz esta relação entre as transportadoras e o resto das cotadas em mercado  tão fielmente como outrora, uma vez que muitas das grandes companhias aéreas e ferroviárias dos states já não fazem parte do índice. Mas, ainda assim, o DJTA continua a dar uma boa ideia do estado geral da bolsa e da tendência do mercado. Se o DJTA começar a marcar passo, é sinal de que algo não está bem e é preciso redobrar a atenção às cotações.

Mais vos digo: aqui o vosso blogueiro continua a temporizar a sua entrada e saída nos Bull Markets americanos com base na venerável Teoria de Dow. Sim, também uso outras coisas, análise fundamental, médias móveis, indicadores técnicos, padrões gráficos, etc. Mas, por incrivelmente que pareça, a Teoria de Dow ainda reina suprema no minha forma de estar em bolsa. E em quase 10 anos de bolsa, só me f*** uma vez, em 2008, quando pus momentaneamente a Teoria de Dow de parte.

A Teoria de Dow é bastante simples: na sua versão inicial, estabelece que os dois índices principais da época em que o seu criador viveu, o DJTA (transportes) e o DJIA (indústria), deviam subir ou cair simultaneamente para que estivéssemos em Bull ou em Bear Market. A simultaneidade era absolutamente imprescindível: só quando os dois índices subirem ou caírem é que temos uma tendência primária definida.

Ora, em pleno séc. XXI, o DJTA e o DJIA já não bastam. Por isso é que eu uso os quatro índices principais, S&P500, Nasdaq 100, DJIA e Russell 2000 ... mais o "desactualizado" DJTA. porquê? Porque há situações em que a crise econíómica começa por fazer-se sentir nas transportadoras e só depois se estende aos quatro grandes índices. Na era do crédito sem limites isto pode parecer impossível, mas já aconteceu no passado e pode voltar a acontecer no futuro. Portanto, o DJTA continua a ser um indicador de referência para a saúde da economia em geral e dos mercados em particular.

O Sr. Harmon começa por nos dizer que vivemos tempos muito excitantes no DJTA e mostra-nos este gráfico:



E prossegue em seguida: «O gráfico do Dow Jones Transportation Average evidencia um fenómeno muito interessante. Podem ver-se várias coisas positivas. Há dois ressaltos na MM(100), com um mínimo mais alto (mantenham isto em mente). Depois veio a confirmação da vela "Harami" de Quarta-feira. O RSI e o MACD estão a virar para cima. Mas provavelmente não reconhecerão a Reversão Positiva do RSI.

Esta reversão ocorre quando o RSI faz um mínimo mais baixo, mas o preço ou índice não faz um mínimo mais baixo. Então, ambos revertem para cima. Este padrão indicia um novo teste do índice à zona do anterior máximo ou até mais alto. Para o gráfico acima, o máximo anterior foi dos 8580,81 até aos 9257,44 ou seja 676,63 pontos. Portanto, agora poderemos vir a passar dos 8659,40 aos 9336,03 pontos.

Isto é significativo porque indicia que poderemos vir a ter em breve um novo máximo no índice dos transportes. Se a indústria (DJIA) corresponder, teremos uma nova confirmação da Teoria de Dow. E a renovação da tendência primária ascendente dos mercados."»

Sempre interessantes, as análises do Sr. Harmon! A propósito, o DJTA não é transaccionável, uma vez que se trata de um índice, i.e. uma média pesada das acções que o constituem. No entanto, os meus leitores podem fazer como eu e recorrer ao fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) iShares DJ Transportation Index Average Fund (IYT:NYSE, ISIN: US4642871929), que tem uma liquidez bastante razoável e replica o DJTA com uma boa fidelidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário