quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sobre as três últimas sessões nos mercados americanos...


Então, gostaram? Não foi giro? 😀 Como assim, nãããoooo??? 😝 



A verdade é que -e eu fui avisando várias vezes nas postas que fiz nos últimos meses- era apenas uma questão de tempo até isto acontecer. Os mercados bolsistas funcionam mesmo assim: quanto mais tempo sobem, mais rápido descem a seguir! Já usei esta comparação aqui no AnB em ocasiões anteriores, as cotações da bolsa de valores são como os terramotos em zonas de falha sísmica: quanto mais tempo passa sem haver terramotos, mais forte tende a ser o terramoto quando ocorre finalmente!

Mas indo ao encontro daquilo que é realmente importante: o que é que a acção de preços dos últimos três dias significa para o presente Bull Market? A resposta é: para já, absolutamente nada! Este tipo de correcção, apesar da velocidade invulgar da queda das cotações -que é justificada pela duração das subidas precedentes- é perfeitamente normal. Ainda nem sequer descemos  até à média móvel simples a 200 dias e até é bem possível que não cheguemos a descer tão baixo. Até sexta-feira, tudo pode acontecer. O que importa não é tanto o gráfico acima, que é diário, mas sim o gráfico que se segue, que é semanal:


Vêem aqui algum Bear Market iminente? Ainda não, pois não? Então ganhem mas é juízo, mantenham a cabeça fria e deixem de dar ouvidos aos profetas da desgraça, aos vendedores de metais preciosos e aos imbecis da CNBC, da Bloomberg e de outros grandes mé(r)dia financeiros! Lembrem-se que essa malta da TV por cabo garantiu-nos que a economia do Reino Unido ia colapsar a seguir ao Brexit e que a vitória do Presidente Trump significava o fim do presente Bull Market!

Aviso no entanto que ainda há espaço para muitas sessões de queda nas próximas semanas, por isso aproveitem para comprar! Não, não estou a gozar, é precisamente isso o que eu tenciono fazer nos próximos dias, à medida que as valorizações estabilizarem. O que é que eu quero dizer com "estabilizarem"? Atente-se no gráfico intradiário abaixo:


Neste momento, a média móvel simples a cinco dias -mms(65)- associada aos preços de fecho do SPY tem um declive claramente negativo. Enquanto ela não voltar a ter um declive positivo e o preço do SPY fizer um mínimo acima dessa -mms(65)- com declive positivo, as quedas da cotação deverão continuar. Mas se acontecer algo deste género:


...aí sim, poderemos pensar em voltar a comprar ou em reforçar posições novamente. Aqui no "As Crónicas da Bolsa" não pensamos a curto prazo, pensamos a muito longo prazo (anos). E para aqueles que estiverem cépticos em relação a esta abordagem, recomendo vivamente que releiam esta posta de 2014. Na altura, toda a gente dizia que Bull Market tinha acabado... tal como estão a dizer hoje!

E se mesmo assim preferirem vender as vossas acções, OK, façam como bem entenderem, mas daqui a um mês voltamos a falar! 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário