quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Dois gráficos do SPY, um feito por mim, outro feito pelo grande Brian Shannon


     À hora a que escrevo esta posta, o SPY está a falhar o primeiro assalto à média móvel simples a 50 dias desde que a presente correcção se iniciou. Ainda assim, há razões técnicas para estarmos optimistas. Desde logo, o preço do SPY está acima da média móvel simples a 5 dias (mms 65) que, conforme se pode ver no gráfico abaixo, está finalmente a adquirir um declive positivo:




Mas nem tudo são rosas. Este segundo gráfico, da autoria do grande Brian Shannon, mostra-nos que o SPY está acima de três médias de preços ponderadas por volume (volume weighted average price ou simplesmente VWAP), mas está abaixo de outras médias de preços ponderadas por volume igualmente importantes:



Qualquer uma dessas três VWAPs, 30-Jan, 26-Jan e YTD (year-to-date, i.e. desde o início do ano), pode servir de resistência e voltar a mandar o SPY novamente para baixo. A acontecer, não será grave, porque a tendência primária (meses a anos) continua a ser de subida e é isso que eu -e muitos outros- estamos convencidos que voltará a acontecer mais semana, menos semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário