terça-feira, 7 de novembro de 2017

Percentagem de americanos que detêm acções


     Quase não tenho actualizado este blogue nos últimos meses, por um bom motivo: 2017 é o melhor ano desde que comecei a investir em bolsa, em Março de 2005. Neste momento, qualquer nabo faz dinheiro nos mercados, pelo que não me apetece fazer postas a mencionar o que é por demais evidente: quem não tiver acções está a perder dinheiro.

Como é óbvio, tudo pode mudar de repente, até porque os grandes índices norte-americanos estão a precisar de uma correcçãozita: desde a eleição do presidente Trump, que cumprirá um ano amanhã, nenhum dos três maiores índices (S&P 500, Nasdaq e Dow Jones Industrial Average), voltou a descer até à sua média móvel a 200 dias! Estamos a subir continuadamente há praticamente um ano! Claro que isso não significa necessariamente que os mercados vão cair num futuro próximo, a irracionalidade e exuberância podem durar muito tempo até que a realidade se abata finalmente sobre os investidores.

Todavia, ainda não há indicadores concretos que mostrem que  festa acabou. Pelo contrário, o Chris Ciovacco partilhou, na sua conta do Twitter, um estudo da Gallup que mostra a evolução, entre 1999 e 20016, da percentagem de norte-americanos que detêm acções ou ETFs:


Conclusão? A percentagem de norte-americanos que detêm acções ou ETFs em 2017 (52%) é a mais baixa dos últimos 18 anos! Ou seja, os pequenos investidores dos EUA estão cépticos quanto ao desempenho dos mercados, não estão de forma alguma confiantes! Basta olhar o valor antes da "bolha das dot com" (62%) e antes da crise financeira (65%) para ser perceber que estamos num período de descrença, não de confiança.

E isso, contrariamente ao que muitos poderão pensar, é positivo: os pequenos investidores são sempre os últimos a entrar nos mercados, o que sugere que o potencial de subida das bolsas americanas ainda não está esgotado.

Agora querem mesmo ficar deprimidos? Então comparem a percentagem de portugueses que têm acções com as percentagens da figura acima. E ainda dizem os "tugas" que os americanos são burros...

Sem comentários:

Enviar um comentário