segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (72)


     Anda muita gente preocupada com o desempenho dos mercados nas últimas semanas, mas eu continuo a achar que ainda não há motivos para alarme. A longo prazo no S&P 500 ($SPX), a situação continua muito semelhante àquela que se observava no postal anterior, com a zona de suporte entre os 2100 e os 2125 pontos a permanecer inviolada. E como eu disse nessa altura, não me parece que haja motivos para alarme até aos 2075 pontos.

Relembro aos leitores que as análises do Sr. Shannon são feitas para o médio prazo (alguns dias a algumas semanas), pelo que devem ser vistas apenas para perceber o momento actual do mercado, não para tomar decisões de investimento a longo prazo. Essas devem ser tomadas olhando para os fundamentais e para os gráficos semanais e mensais.



  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:

[00m28s]: o S&P 500 (SPY) voltou a encontrar resistência na média móvel simples a 50 dias logo no início da semana, não voltando a recuperar. Pior do que isso, acabou por fechar a semana abaixo da média de preços ponderada por volume (volume weighted average price - VWAP) traçada desde os mínimos de Junho (Brexit). Como explica o Sr. Shannon, isto significa que o viés de médio prazo passou a ser negativo, havendo agora uma maior probabilidade de as quedas continuarem (enfatizo que probabilidade ≠ possibilidade). No gráfico intradiário do SPY (30 em 30 minutos) pode ver-se que a acção de preços passou a semana toda abaixo de uma média móvel simples a 5 dias com declive descendente, o que nos deve fazer desconfiar dos próximos rallies. O Sr. Shannon acredita que deveremos encontrar resistência entre os $214 e os $214,75.

[04m17s]: o Nasdaq 100 (QQQ) está um pouco melhor, tendo inclusivamente feito um novo máximo histórico no início da semana. Ainda assim, o QQQ afundou-se rapidamente depois de ter feito esse novo máximo, fechando abaixo da média móvel simples a 50 dias. Além disso, quando se olha para o gráfico intradiário do QQQ (hora a hora), a acção de preços parece estar a ser travada por uma resitência na casa dos $117,5 e também por uma média móvel simples a 5 dias com declive descendente. O Sr. Shannon acha que o QQQ deverá continuar a cair, possivelmente até aos $115, onde se encontra a VWAP traçada desde o Brexit.

[06m32s]: o Russell 2000 (IWM) teve uma semana bastante negativa (-1,95%) e já acumula uma perda mensal de -3.06%. Pior do que isso, o IWM está novamente em cima dos fatídicos $120, uma zona de suporte/resitência multianual que se tem revelado bastante problemática para o índice das small cap: o IWM esteve acima deste nível no primeiro semestre de 2015, mas depois caiu espectacularmente durante o resto do ano, só parando nos $92,59 já em Fevereiro deste ano. Ainda assim, é preciso esperar para ver o que acontece durante os próximos dias, uma vez que ainda não há indicações definitivas e que os $120 voltem a ceder.

Sem comentários:

Enviar um comentário