terça-feira, 26 de abril de 2016

O "mega-rectângulo" no S&P 500...


    No seu último vídeo semanal, o Chris Ciovacco fez um exercício interessante: partindo do mínimo registado em Fevereiro deste ano e acabando no máximo registado em Maio de 2015, ele traçou o rectângulo multi-mensal que pode ser visto no gráfico abaixo:



A ideia é que este "mega-rectângulo" poderá corresponder a uma zona de consolidação (o que significaria que o preço subiria uma vez penetrado o rectângulo, seta verde) ou a uma zona de distribuição (o que implicaria que o preço desceria uma vez quebrado o rectângulo, seta vermelha). Em qualquer caso, os objectivos de preço parecem-me francamente optimistas, pelo menos, a médio prazo. Mas a ideia de que estamos actualmente num rectângulo deste género não é descabida de todo!

Igualmente interessante é este outro exercício feito com o índice volatilidade do S&P 500, o $VIX, que complementa o anterior. Desde logo, há uma clara divergência entre a linha de tendência ascendente traçada sobre o gráfico mensal do $VIX (parte superior da figura) e o gráfico do S&P 500 (parte inferior da figura). Talvez ainda mais importante para o médio prazo, o $VIX encontra-se presentemente sobre essa LTA e poderá estar a fazr um mínimo local.


Estes exercícios valem o que valem mas, assim como a informação que incluí nos postais mais recentes, devem ser considerados no processo de decisão daqueles que estiverem a pensar em abrir posições nos mercados americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário