sexta-feira, 22 de abril de 2016

A pressão vendendora sobre o S&P 500 parece estar a acumular-se...


...mas ainda é cedo para apostar nas quedas. No entanto, aqui fica um exercício engraçado: o gráfico do S&P 500 sobreposto a um "índice de sentimento especulativo", um rácio determinado a partir da diferença entre as posições longas abertas e as posições curtas abertas (na parte inferior do gráfico).


Há três fenómenos dignos de registo:
  1. O número de "ursos" (linha vermelha) está a aumentar, i.e. há cada vez mais especuladores a apostar na queda do S&P 500;
  2. A linha verde ("touros") diminui com o arranque inicial do preço, estabilizando na casa dos 1000;
  3. A diferença "ursos" - "touros" é a maior observada desde Agosto do ano passado, mas isso não significa necessariamente que o S&P 500 vá cair nos próximos tempos; pode ver-se, olhando para o período entre Outubro e Dezembro, que o índice de sentimento especulativo pode permanecer negativo durante muito tempo até que o índice caia finalmente.
Entretanto, pode ver-se no gráfico diário, que a divergência entre o índice os indicadores técnicos (RSI, CMF e PPO) se mantém:


Bastante mais interessante está neste momento o gráfico semanal $SPX, com a vela mais recente (que, atenção, só ficará definida amanhã) a formar uma potencial "estrela candente" (shooting star), um importante sinal da possibilidade de reversão:


Sem comentários:

Enviar um comentário