quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sobre a Média Móvel Simples a 200 dias...

Muito, mas mesmo muito interessante este artigo da autoria de Greg Harmon, autor do livro Trading Options: Using Technical Analysis to Design Winning Trades, da Wiley (ISBN-13: 978-1118679135 de 2014):

«Uma das primeiras regras que se aprende em Análise Técnica (AT) é que, em geral, uma acção está bullish se o seu preço se encontrar acima da Média Móvel Simples a 200 dias¹. Esta regra faz sentido porque significa que, nos últimos duzentos dias, a tendência de evolução do preço tem sido ascendente². No entanto, a MM(200) providencia muita mais informação.

Por exemplo, temos em baixo um gráfico onde se pode ver a percentagem de acções do índice S&P 500 que se encontram actualmente acima da MM(200):

(N.B.: a resolução do gráfico no artigo original não está lá grande coisa, mas dá para perceber os conceitos)

Há vários aspectos que sobressaem no gráfico. Em primeiro lugar, a PA>MM(200)³ tende a atingir o seu valor máximo na gama entre os 90 e os 95%. Isto faz sentido porque é muito difícil encontrar todas as acções em modo bullish ao mesmo tempo e, à medida que PA>MM(200) se aproxima do seu limite (100%, linha horizontal grossa a cor vermelha no gráfico), torna-se cada vez mais difícil que o seu valor continue a aumentar.

Em segundo lugar, quando a PA>MM(200) retrocede, o seu valor tende a atingir mínimos cada vez mais elevados⁴. Esta situação atesta a força do presente Bull Market, pois indica que cada vez mais acções estão a cruzar a MM(200) e a permanecer acima dela.

Em terceiro lugar, a PA>MM(200) pode permanecer elevada durante longos períodos de tempo. Nos últimos 18 meses, a PA>MM(200) apenas caiu para valores abaixo dos 75% por três vezes. Primeiro no início de Fevereiro, depois em Abril e finalmente agora (Agosto).

Cada um destes fundos marcou um novo mínimo no índice S&P 500 (sobreposto a cor púrpura no gráfico) e um ponto de inflexão para novos máximos, o que nos leva ao ponto mais importante: cada fundo da PA>MM(200) desde 2009 tem sido um “sinal de compra” quando reverte para cima. Existem pelo menos 12 situações destas no gráfico acima.

_________________
Notas do blogueiro:

(¹) Aqui no AnB, eu designo a Média Móvel Simples a 200 dias apenas por MM(200).
(²) Ou seja, como a MM(200) é a média dos preços de fecho dos 200 dias anteriores, o facto de o preço actual estar acima dela significa que a acção se tem valorizado nos últimos meses; não é por acaso que muitos analistas técnicos recomendam que se comprem acções quando a o preço cruza a MM(200) de baixo para cima, critério que eu até acho bom, mas manifestamente insuficiente, porque os aspectos fundamentais da empresa também devem ser considerados.
(³) Percentagem de acções que se encontram acima da MM(200).
(⁴) Por exemplo, os mínimos registados em 2012 andaram na casa dos 10-25%, os mínimos obervados em 2013 entre os 45% e os 50% e os mínimos verificados em 2014 entre os 60% e os 65%.
(⁵) Faço notar que o objectivo da Análise Técnica é temporizar a entrada e a saída do mercado, não é decidir quais as acções que devem ser compradas. Isso deve ser determinado com base nos rácios da Análise Fundamental (PER, PCB, EPS; RoE, RoA, etc.) e outros critérios de muito longo prazo. Eu, por exemplo, gosto de escolher acções de baixo PER, EPS crescente e alto RoE. Mas só compro uma acção quando, no gráfico semanal, a MM(20) cruza a MM(40) de baixo para cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário