sábado, 16 de agosto de 2014

Semicondutores: SMH e SOXL (diário e semanal)


Conforme prometi no tópico anterior, vou fazer uma breve incursão pelo sector norte-americano dos semicondutores. A razão para tal é simples: no presente ano de 2014, os semicondutores lideram os ganhos em bolsa nos mercados dos EUA, conforme se pode ver no gráfico em baixo, no qual estão representados os ganhos em percentagem três títulos: (1) o índice S&P 500 (a azul), (2) o ETF Market Vectors Semiconductor (SMH, a vermelho) e (3) o ETF alavancado Direction Daily Semiconductor Bull 3x Shares (SOXL, a verde).


Pode ver-se que os ganhos obtidos em 2014 pelo S&P 500 (6,02%) foram largamente superados pelos ganhos obtidos pelo SMH (18,03%) e, sobretudo, pelo SOXL (61,6%). Olhando apenas para este gráfico, o investidor médio ficaria tentado a abrir posições nestes títulos, dada a sua excelente performance ao longo deste ano.

No entanto, é preciso ter sempre bem presente a arte do pensamento contrário. Por outras palavras, aquilo está a dar pode muito bem já ter dado o que tinha para dar. Vamos por isso dar uma olhadela mais atenta a estes dois ETFs, para tentarmos inferir qual vai ser a sua tendência de evolução nos próximos meses.


Market Vectors Semiconductor (SMH: New York Stock Exchange)

O SMH é um fundo transaccionável (exchange-traded fund - ETF) constituído maioritariamente por acções de empresas norte-americanas, mas não só:


Entre o elenco de títulos, podem encontrar-se vários notáveis como a Intel Corp. (INTC: Nasdaq GS), a Micron Technology (MU: Nasdaq GS), a Nvidia Corp (NVDA: Nasdaq GS), a Advanced Micro Devices (AMD: NYSE) e uma das minhas apostas pessoais, a Texas Instruments (TXN: Nasdaq GS). A lista completa pode ser consultada aqui.

Ora, olhando um pouco para os fundamentais deste conjunto de acções, vamos tomar como referência as classificações atribuídas pela stockpickr. Sim eu sei, as agências de rating têm interesses próprios e tomar as suas avaliações como indicador fidedigno do valor das acções é muito perigoso. No entanto, nós vamos olhar para o conjunto de acções como um todo, não atribuindo particular importância a esta ou àquela acção. Compilei o resultado na tabela que pode ser visto em baixo:


Verificamos que o grosso dos componentes do SMH é constituído por recomendações de compra (92,78%), sendo que 68,90% correspondem a acções com elevado potencial de crescimento (classificação A). Ou seja, do ponto de vista fundamental, o SMH ainda não está caro. 

A próxima questão é saber se estaremos ou não num bom momento para comprar SMH. Ora, olhando para o gráfico diário, o momento não poderia ser melhor:



O PPO indica entrada longa, o CMF indica entrada longa, o volume transaccionado está em expansão, há um suporte nos $48 que fez ressaltar o preço para cima três vezes e o preço fechou bem acima da MM(50) na última sessão. É evidente que, nos mercados, nada é garantido, mas tudo no diário indica que está na altura de apanhar o comboio na SMH. Mas... e o semanal?



Pois é, aqui as coisas já não são assim tão claras. Por um lado, o preço tem reagido bem à MM(20), com a distância entre a MM(20) e a MM(40) em níveis muito saudáveis. Por outro lado, o PPO ainda não é conclusivo em relação a uma potencial inversão para cima. E o RSI (que por lapso não incluí no gráfico) continua muito próximo dos 70%. Portanto, abrir posições longas no SMH comporta um risco que não deve ser negligenciado.


Direction Daily Semiconductor Bull 3x Shares (SOXL: NYSE)

Conforme o próprio nome indica, o SOXL é um ETF alavancado cuja gestão pretende atingir 300% do índice de semicondutores de Filadélfia (SOX). Curiosamente, os principais componentes do SOXL não diferem muito dos componentes do SMH, com duas excepções importantes: (1) o SOXL é maioritariamente constituído por derivados do SOX. A maioria dos activos do SOXL não é transaccionado em solo americano, encontrando-se distribuídas por vários países de todo o mundo. A lista completa pode ser consultada aqui.




Isto faz com que o SOXL tenha um comportamento muito mais errático e imprevisível do que o SMH, o que se traduz num aumento significativo do risco associado à sua compra. Vamos então olhar para os gráficos, começando pelo diário:




O gráfico fornece alguns sinais positivos ao nível do PPO (histograma positivo e cruzamento entre a MME(12) e a MME(26)), mas o cenário está bastante mais feio do que o do SMH. O SOXL não recuperou tão bem das quedas que ocorreram em Julho e Agosto, encontrando-se presentemente abaixo da MM(50). A melhor aposta neste momento é aguardar que o preço volte a cruzar a MM(50) de baixo para cima e que, ao mesmo tempo, o CMF volte a ficar verde. Já no semanal, a situação é muito semelhante à anteriormente observada no SMH, razão pela qual se recomenda cautela. Recorde-se que o risco associado ao SOXL é bastante superior ao risco associado ao SMH.



Para concluir, faço notar que o SMH é um veículo de investimento (a ser detido a longo prazo), enquanto o SOXL é um veículo de especulação (a ser detido durante aqueles períodos em que se acredita que o título vai subir). Como eu apenas preconizo investir na bolsa, desaconselhando veementemente a especulação, a minha sugestão de compra fica-se pelo SMH. Sigam o SOXL na bolsa, mas deixem a sua compra para os profissionais. O risco é demasiado elevado para a maioria de nós, comuns mortais.

Sem comentários:

Enviar um comentário