domingo, 17 de agosto de 2014

S&P 500 SPDRs (SPY: New York Stock Exchange): diário e semanal


Para hoje, tencionava fazer uma análise do índice S&P 500, mas vou antes aproveitar dois gráficos feitos por Greg Harmon, autor do livro Trading Options: Using Technical Analysis to Design Winning Trades, da Wiley (ISBN-13: 978-1118679135 de 2014). Harmon usou o fundo transaccionável (ETF) S&P 500 SPDRs (SPY: NYSE). O SPY é um título muito líquido (EMA(60) = 94386616 transacções por dia), seguindo por isso o S&P 500 de uma forma muito fiável. Muitos analistas técnicos preferem até analisar o S&P 500 através do SPY, alegando que a observação da evolução do preço deste ETF incorpora as perspectivas dos investidores acerca da evolução futura dos mercados.

Vamos começar pelo gráfico da cotação diária:

Harmon presta grande atenção aos padrões das velas japonesas. Por exemplo, no artigo que hiperliguei no primeiro parágrafo, ele faz questão de dizer que "a semana começou com uma shooting star, seguida por uma doji, tendo depois o preço revertido para cima da MM(50)". Eu, como investidor a longo prazo, raramente ligo às velas diárias, concentro-me apenas nas semanais e só quando vejo situações realmente invulgares. É que as velas japonesas, quando observadas a muito curto prazo, prestam-se a interpretações que são muitas vezes subjectivas. Por exemplo, Harmon considera que a última vela do gráfico é uma bearish engulfing, mas eu discordo. O preço de abertura de uma bearish engulfing tem de ultrapassar o preço de fecho da vela bullish anterior e o preço de fecho de uma bearish engulfing tem de se inferior ao preço de abertura da vela bullish anterior. Ora, a vela da última Sexta-feira rejeitou os mínimos da sessão e fechou praticamente no msmo preço da vela anterior (a diferença foi de apenas uma centésima!), razão pela qual eu não concordo com Harmon.

Já em realção ao RSI e ao MACD dou razão a Harmon: ambos indicadores técnicos sugerem continuação das subidas. Vamos olhar agora para o gráfico semanal:

Harmon diz que o gráfico semanal está "mais bullish" do que o gráfico diário. Tendo a concordar, mas é importante observar que o MACD ainda está bearish, traduzindo um risco que não deve ser desprezado. O facto de o SPY ter reagido bem à LTA ascendente que vigora desde Outubro de 2012 é um sinal muito positivo para o SPY e, consequentemente, para o índice S&P 500. Vamos ver o que acontece na próxima semana...

Sem comentários:

Enviar um comentário